Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Arinae
 Gray, 1840
Espécie: A. nenday

Nome Científico

Aratinga nenday
(Vieillot, 1823)

Nome em Inglês

Nanday Parakeet


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Periquito-de-cabeça-preta

O periquito-de-cabeça-preta, também conhecido como príncipe-negro, é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.

Não considerado como sendo ameaçado. A sua comercialização até os anos 1990, somada à destruição de seu habitat, afetou suas populações. Eles são muito abundantes e são exportados legalmente aos milhares pela Argentina.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (tupi-guarani) ará = sufixo utilizado para identificar ave, pássaro; e tinga= branco; e do (tupi-guarani) nanday, ñandáy, nandáia = barulhento, falador. ⇒ Pássaro barulhento ou ave faladora.

Características

Mede cerca de 30 cm. Distinguível pelo capuz preto que cobre a face e a coroa, seguido por uma borda avermelhada ou marrom, bico preto, faixa azul no tórax, coxas vermelhas. Em voo, asas por baixo com extremos escuros iguais ao rabo. Os jovens têm menos azul no tórax, laranja nas coxas e sem o vermelho depois do capuz.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Não possui subespécies.

Indivíduos com plumagem leucística

O que é leucismo?

O leucismo (do grego λευκοσ, leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.
O leucismo é diferente do albinismo: os animais leucísticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são mesmo ligeiramente mais resistentes, dado que a cor branca possui um albedo elevado, protegendo mais do calor.

O oposto do leucismo é o melanismo.

Alimentação

Alimenta-se de coquinhos de palmeiras, sementes, frutos e flores. Costuma descer ao chão para forragear.

Reprodução

Nidifica em buracos de palmeiras e árvores; reproduz em novembro.

Hábitos

Habita terras baixas de até 800 m, inclusive parte do chaco e pântanos com palmeiras. Voa em bandos de até 12 indivíduos. Alimenta-se de frutas da palmeira de Copernicia sp., entre outras.

Predadores

Distribuição Geográfica

No sudeste da América do Sul, pantanais do rio Paraguai, sudeste da Bolívia, Mato Grosso, Brasil, até Buenos Aires - Argentina.

Referências

Galeria de Fotos